Confira o essencial sobre Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo e como ele funciona.

Nesse Artigo você confere:

O que é o IPCA?

IPCA significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Como o nome indica, ele é um índice que tem por função medir a variação de preços de uma cesta de produtos e serviços consumida pela população do país, indicando a variação mês a mês. É considerado o termômetro oficial da inflação no Brasil e reflete o custo de vida e o poder de compra da população no país.

Ele tem por objetivo englobar 90% das pessoas que vivem em áreas urbanas no país e é calculado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por isso, tanto o Bacen quanto o governo federal o utilizam para realizar alterações na taxa de juros.

O IPCA mede mensalmente a variação nos preços de uma série de produtos e serviços comercializados no varejo e compara os números obtidos com os dados do mês anterior. A variação identificada nessa equação é a inflação do mês em questão.

O que significa IPCA acumulado?

O IPCA acumulado é a variação da inflação num determinado período. O IBGE destaca, geralmente, o indicador acumulado em doze meses.
Esse acúmulo é utilizado como referência para investimentos e reajustes salariais, uma vez que é necessário driblar a inflação para no primeiro caso garantir rentabilidade e no segundo tornar acessível produtos do dia a dia das famílias brasileiras.

Como funciona o IPCA?

O IPCA é influenciado pela demanda e oferta de produtos e serviços. Se há aumento da procura por algo que há pouca quantidade no mercado, o preço do produto tende a subir. No entanto, quando o consumo está em queda, os preços podem ficar estagnados ou cair.

A importância do indicador está no fato de ele ser a referência usada pelo governo para monitorar a sua meta de inflação anual e para determinar as políticas monetárias e medidas econômicas que serão adotadas. É assim que o Governo Federal consegue controlar os índices de inflação.

Se, por exemplo, o IPCA indicar que a inflação anual irá superar a meta definida, uma das estratégias normalmente implementadas para controlar esse índice é a elevação da taxa Selic, o que deve trazer como resultado a desaceleração do consumo. 

Ao mesmo tempo, a elevação do IPCA é acompanhada pela redução do poder de compra dos brasileiros. Isso porque boa parte dos comerciantes reajusta seus preços com base neste indicador.

Onde consultar o IPCA?

A variação e o histórico do IPCA podem ser consultados por meio do site do IBGE (www.ibge.gov.br).

Em sua atualização mais recente, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, atualizou suas projeções para o indicador.

Conclusão

Com o status de termômetro oficial da inflação, o IPCA é um dos indicadores macroeconômicos de peso para o país. E, sob esse cenário, é fundamental para qualquer investidor acompanhar e estar atento às variações deste índice.

Ele é a base para as políticas econômicas e monetárias instituídas pelo governo para controlar a inflação. Isso se reflete em questões como a redução ou elevação da taxa básica de juros da economia, a Selic.

Aproveite e siga nossas redes sociais e acompanhe os nossos trabalhos, sorteios, curiosidade e posts referentes a nossa empresa. Faça parte da história da TAP!

– Instagram: https://www.instagram.com/tapconstrutora/

– Facebook: https://pt-br.facebook.com/TAPConstrutora/

– Linkedin: https://br.linkedin.com/company/tapconstrutora

Confira nossos últimos Posts do Blog!